Muita gente tem dúvidas ou se confunde sobre o assunto, pesquisando na net, achei este texto muito bom sobre a diferença e o que é Logo, Logomarca e Logotipo, decidi reproduzí-lo aqui (Agradecimento especial ao Ex Vertebrum).
O que é um logotipo?
Um logotipo é composto por partes distintas: o símbolo e a
tipografia, que juntos compõe o logotipo em si. O logotipo é o nome fantasia da
empresa e pode ser inclusive registrado via INPI. O INPI chama isso de registro
de marca, mas na verdade é registrado o logotipo e não a marca.
O símbolo é uma ilustração que visa representar graficamente
um conceito, dando um significado ao logotipo. Juntos símbolo e logotipo compõe
a marca (ou a representação gráfica da marca).
O logotipo é desenvolvido dentro dos domínios do Design
Gráfico, baseado em informações de público-alvo, mercado de atuação, objetivos
estratégicos e conceitos definidos para a marca.
O que é uma marca
Na visão do marketing, a marca vai além da sua própria
representação gráfica. A marca é uma essência, um conceito que é representado
por cores, símbolos, logotipo, emoções e experiências que são levadas ao
mercado através de produtos ou serviços.
Neste sentido mais amplo, o logotipo é apenas uma parte da
marca. O símbolo da Nike não é a marca em si, mas representa os conceitos de
esportividade que a Nike quer associar à sua marca. A maçã da Apple não é a marca
em si, mas representa os conceitos de inovação e alta tecnologia que a Apple
associa a si mesma.
Logomarca
A confusão nasce quando se cruzam os conceitos de marca e
logotipo. É muito comum ouvir a palavra “logomarca” ao invés de logotipo.
Logomarca é um neologismo que gera uma confusão razoável, principalmente quando
designers mais xiitas se irritam com a expressão, que de fato não existe.
Quando se adota a perspectiva do marketing, a mesma reação
xiita ocorre ao se confundir marca e logotipo. Para o cliente, o que importa no
final das contas é que a experiência seja significativa e memorável!“
Espero ter contribuído para diminuir as duvidas da galera a respeito desse tema.
Você gostou? Tem algo a acrescentar? Alguma dúvida? Comente. Melhoraremos assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário